Descubra o que acontece no seu corpo quando você toma café

0

Tenho certeza de que não sou o único fanático por café que existe por aí. Seja de manhã, numa pausa à tarde ou para consumir depois de uma refeição deliciosa, acredito que uma xícara de café é, sem dúvida, uma das melhores coisas que a vida tem a oferecer.

Para muitos de nós, é difícil começar o dia sem uma boa xícara de café. Além de nos ajudar a acordar, esta potente poção marrom nos dá um impulso precioso de energia.

Mas você sabe o que acontece com seu corpo quando você toma café todos os dias?

Você fica mais inteligente

Você começa o dia com café e algo doce?

Estudos mostraram que isso pode melhorar suas capacidades de aprendizado, ajudar seu cérebro a se concentrar e melhorar a memória.

Pesquisadores da Universidade de Barcelona mostraram que o cérebro funciona melhor quando está “sob a influência” da cafeína, principalmente se combinada a alguma glicose.

Você reduz o risco de doença cardíaca

Se você está preocupado com a saúde cardiovascular, você pode tentar tomar 3 xícaras de café por dia.

Pesquisadores estudaram a correlação entre arritmias cardíacas e ingestão de cafeína.

O resultado, publicado no JACC: Clinical Electrophysiology, revelou uma correlação em muitos dos 230.000 participantes. Entre aqueles que tomavam café regularmente, o risco de fibrilação atrial era significativamente menor do que daqueles que não tomavam café com tanta frequência.

Você fica mais feliz

Uma xícara de café da manhã dá mais energia e ajuda você a acordar. Mas você sabia que isso também pode deixar você mais feliz?

Beber mais de uma xícara de café por dia reduz o risco de depressão, graças aos antioxidantes encontrados em sua composição, segundo os pesquisadores.

Você corre menos risco de ter diabetes

Um estudo em larga escala revelou que as pessoas que bebem 7 xícaras de café por dia reduzem o risco de diabetes em até 50%, em comparação às pessoas que bebem apenas 2 xícaras por dia.

Você se protege contra o Alzheimer

Cientistas italianos acreditam que você deve beber café para evitar a deterioração da memória.

Exatamente uma xícara de café por dia impede a doença de Alzheimer, mas nunca beba mais ou menos.

Se você beber muito café, o risco de fracasso cognitivo leve duplica, de acordo com o estudo publicado pela primeira vez no Journal of Alzheimer’s Disease.

Os pesquisadores apontam que a cafeína não previne o Alzheimer e a demência, mas mantém a doença sob controle.

Você pode fazer novas amizades

Pesquisadores americanos realizaram uma experiência interessante: eles deram a várias pessoas uma xícara de café ou uma bebida fria antes de as apresentarem a um estranho.

O resultado? Aqueles que tomavam café eram mais amigáveis ​​com o estranho e mais alegres durante o encontro com o novo conhecido.

Você se protege contra o câncer

Alguns estudos sugerem que o café pode reduzir o risco de câncer, embora nada tenha sido comprovado de forma consistente ainda.

Entre outras coisas, um estudo revelou que dentre uma seleção de mulheres que tomavam mais de quatro xícaras de café por dia, 22% reduziam o risco de desenvolver câncer de útero, de acordo com a Live Science.

Você pode salvar sua vida

Pesquisadores observaram como duas xícaras de café podem fazer a diferença para pessoas que sofrem de cirrose, ou seja, má função hepática.

Um total de nove estudos e 430 mil participantes foram combinados. A conclusão foi que os bebedores de café tinham melhor proteção contra a cirrose, especialmente entre aqueles que consumiam álcool.

Você se protege contra o mal de Parkinson

O café é conhecido por fornecer uma certa proteção contra a doença de Parkinson.

Pesquisadores da Universidade Linköping, na Suécia, também descobriram uma variante genética que protege contra a doença de Parkinson – especialmente se você toma muito café.

Agora você conhece alguns dos muitos efeitos surpreendentes que vêm com o consumo de café todos os dias.

Com o sabor delicioso do café, é difícil não ficar tão feliz com esses benefícios incríveis.

Se você não bebe café, talvez deva considerar começar com apenas uma xícara por dia…?

Compartilhe esta informação para que todos os seus amigos possam descobrir os incríveis benefícios de beber café!